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Como fazer um Plano de Negócios

Como fazer um Plano de Negócios para sua empresa? Aprenda em 7 passos!

Você sabe o que é um plano de negócios, por que sua empresa precisa ter um e como elaborar o seu? Continue lendo que a gente te explica!

Quem trilha os caminhos do empreendedorismo não pode deixar de lado a elaboração de um plano de negócios. Para evitar riscos futuros e planejar de forma correta os próximos passos da sua empresa, ter esse documento é essencial. Mas, afinal: o que é um plano de negócios? É um documento com informações sobre os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, reduzindo riscos e também incertezas. Por que sua empresa precisa de um plano de negócios? A partir dele será possível analisar a viabilidade da sua ideia e detalhar informações sobre os produtos ou serviços que você busca oferecer, potenciais clientes, concorrentes, fornecedores e pontos positivos e negativos do seu negócio. Além disso, ele possibilita:

  • Orientações antes de abrir uma nova empresa

  • Orientações para empresas já existentes que buscam expandir

  • Maior entendimento da empresa não somente por parte dos sócios, mas também por parte dos colaboradores

  • Captar recursos (financeiros, humanos ou parcerias)


Como fazer um plano de negócios? Essa deve ser a pergunta que deve estar na sua mente neste exato momento, não é mesmo? Agora que você compreendeu o que é um plano de negócios e por qual motivo sua empresa precisa ter um, é hora de “arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.” A seguir você encontrará os 7 passos para começar essa jornada. Lembre-se de documentar as respostas de cada etapa em uma planilha ao longo do processo, para que os dados fiquem à sua disposição de forma prática. 01. Definição do negócio e dos seus diferenciais competitivos Aqui você precisará definir seu ramo de atividade, local de atuação, seus produtos e/ou serviços e listar como eles se diferenciam dos demais, quais características eles têm que possam atrair os consumidores e fidelizá-los. O Sebrae oferece um radar de oportunidades para você que precisa pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa. A partir dele você poderá ter acesso a dados como quantidade de empreendimentos em cada bairro e seus serviços, perfis dos consumidores e muito mais! 02. Análise de mercado Como está a concorrência para o seu tipo de negócio? Será que existem clientes para o produto ou serviço que você busca oferecer? Como você quer posicionar o seu produto no mercado? Perguntas como essas serão o norte para esta etapa. 03. Plano de Marketing Os 4P’s (Produto/Serviços, Preço, Praça e Promoção) do Marketing devem ser definidos aqui. É importante lembrar que o preço definido para o produto ou serviço vai direcionar ações ligadas principalmente à promoção, ou forma como você comunica sobre ele ao público-alvo. 04. Plano Operacional Hora de listar como as coisas devem funcionar para que o negócio aconteça! Nesta etapa será preciso informar sobre a localização da empresa e sua estrutura física. Deve-se fazer uma estimativa sobre capacidade produtiva, número de funcionários e de atendimento a serem realizados por mês. 05. Plano Financeiro Insira neste tópico as estimativas referentes a: custos iniciais, despesas e receitas, além de capital de giro, fluxo de caixa e também de lucros. Se esse ainda é um ponto de dúvida para você, não deixe de conferir nosso artigo sobre 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa. 06. Análise de Cenários e Análise Estratégica A análise de cenários vai ajudar você a se precaver e prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa. Depois desse levantamento é interessante pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para mudar o cenário.

07. Avaliação do Plano de Negócio Aqui você deve revisar cada detalhe antes de bater o martelo e começar a colocar o plano de negócios em prática. Lembre-se que essa ferramenta precisa ser revisada de forma periódica para eventuais atualizações sobre sua empresa.

EXTRA! Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e colocar as ideias em prática, a gente apresenta a você mais duas oportunidades: Curso Online e Gratuito de Planejamento Estratégico para Empreendedores: Com este curso você vai aprender a ter estratégias claras para o seu negócio expandir e como garantir que ela serão executadas.


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